AOC - Como a evolução das TVs inteligentes chegou ao sistema Android

Como a evolução das TVs inteligentes chegou ao sistema Android

Linha do tempo contextualiza como os primeiros sistemas evoluíram e se tornaram um espelho do smartphone em uma tela de maior tamanho e resolução

Com o aumento da interatividade nos meios de comunicação no início do século XXI, principalmente após o surgimento dos smartphones, os consumidores sentiram a necessidade de escolher o conteúdo de forma personalizada e mais conveniente para cada um, além de estarem conectados o tempo todo com a internet. Ao perceberem essa tendência, os fabricantes investiram na tecnologia Smart TVs, desenvolvendo sistemas operacionais que atendessem às demandas do mercado.

No entanto, a Consumer Eletronics Show (CES), maior feira de tecnologia do mundo, que acontece anualmente há 50 anos nos Estados Unidos e é conhecida por apresentar as novidades tecnológicas em primeira mão, só passou a mencionar televisores com conectividade à internet por volta de 2011. Os modelos funcionavam via Wi-Fi, mas sem sistemas operacionais próprios, pois o foco de todas as fabricantes ainda era a tecnologia 3D e as imagens em alta resolução. 

Os sistemas operacionais inicialmente desenvolvidos para celulares impulsionaram a criação de softwares exclusivos também para os aparelhos de TV, mas, só em 2013, as plataformas adaptadas para Smart TVs com variedade de aplicativos, processamento rápido e melhor usabilidade passaram a ser comercializadas. “Apesar de as Smart TVs facilitarem o acesso de conteúdo na internet, existia a necessidade da criação um sistema integrado com o cotidiano do consumidor para conseguir maior aderência de mercado. Assim, surgiu a Android TV, que se conecta ao smartphone do usuário para transmissão de conteúdo on demand”, afirma Luis Bianchi, gerente de marketing da TPV, fabricante responsável pela produção das TVs da Philips.

As Android TVs, presentes em televisores da Philips desde 2015, se diferenciam das Smart TVs convencionais pela conectividade com o smartphone e permitem realizar atividades como assistir a filmes e esportes ao vivo, acesso a apps de streaming e jogos online, além de exibição de uma ampla gama de conteúdos, apps e jogos na sala do consumidor. Os aplicativos possuem recursos que colocam recomendações personalizadas de vídeos, programas e esportes na tela inicial.

Com o mais recente sistema, é possível que o usuário pressione o microfone do controle remoto e diga à Android TV o que ele quer fazer, desde buscar o nome de um filme para assistir instantaneamente até checar a previsão do tempo para o dia seguinte. Há também o recurso de transmitir o conteúdo que está sendo veiculado no smartphone para a TV, desde vídeos, jogos e filmes ao apertar um botão. 

Com o avanço da tecnologia em conexão de transmissão de conteúdo de TV via internet, o consumidor, que já estava conectado por meio de smartphones, tablets e notebooks, agora possui uma opção conveniente para permanecer ligado ao mundo virtual em sua sala de estar, consumindo conteúdos em alta resolução e em uma tela maior do que a dos demais dispositivos da casa.

Sobre o grupo TPV no Brasil 

O grupo TPV está presente no Brasil desde 1997 e também produz em regime de OEM para diversas marcas com operação local e internacional. A TPV Technology Limited (www.tpv-tech.com) é o principal fabricante global de displays. O grupo vem conduzindo seu crescimento ao longo dos anos através de suas economias de escala e competências essenciais em P&D (pesquisa e desenvolvimento), fabricação, eficiência logística e qualidade. Atualmente produz no País monitores, DS (para sinalização digital), TVs, computadores All In One e tablets, com marca própria AOC, marca Philips (sob licença, para Monitores, TVs e DS) e em regime de OEM para diversas marcas com operação local e internacional. O Grupo TPV é listado nas bolsas de valores de Hong Kong e Cingapura desde outubro de 1999.
Website: www.tpv-tech.com

Sobre a Royal Philips Electronics

A Royal Philips Electronics da Holanda (NYSE: PHG, AEX: PHI) é uma empresa diversificada de saúde e bem-estar, com foco em melhorar a vida das pessoas por meio de inovações oportunas. Líder global em cuidados com a saúde, estilo de vida e iluminação, a Philips integra tecnologia e design ao prover soluções para as pessoas, baseadas fundamentalmente em pesquisas com consumidores. Com sede na Holanda, a Philips emprega aproximadamente 122 mil funcionários em vendas e serviços em mais de 100 países. Com um volume de vendas de 22,6 bilhões de euros em 2011, a empresa é líder de mercado em soluções para cuidados cardíacos, cuidados com a saúde em casa, soluções eficientes em iluminação e novas aplicações de iluminação, bem como em produtos de consumo e estilo de vida para o bem-estar pessoal, com forte posicionamento em barbeadores elétricos, entretenimento portátil e saúde bucal. Mais informações sobre a Philips podem ser encontradas no site www.philips.com/newscenter.

Voltar

Quer consultar todas as informações já divulgadas sobre AOC nos meios de comunicação? Fale com a gente.

  • Lucas Generoso comunicacao@tpv-tech.com Tel:

Inscreva-se e fique por dentro das novidades aoc.

Comparar produtos

    comparar esses produtos
    Precisa de ajuda?